logo2.gif











As tribos indígenas
Tribos (atuais e extintas)

De acordo com os dados do IBGE, estima-se que existiam entre um milhão e cinco milhões de indígenas no Brasil, divididos em 1.400 tribos indígenas e 1.300 línguas diferentes em 1500.

Devido aos poucos registros históricos é impossível saber precisamente a quantidade de indígenas que habitavam aqui. Porém, as estimativas de 2000, constatam que no século XVI dos grupos indígenas selecionados haviam: tabelaindio1.png 
 

Abaixo segue um quadro identificando a quantidade de etnias indígenas e seus respectivos estados atualmente:
 
tabelaindio5
tabelaindio4

Assim, há uma diversidade de indígenas espalhados pelo Brasil da região norte ao sul, como vimos no quadro acima, vivendo nas Terras Indígenas. Sendo que, existem 358.000 índios, 215 etnias e 180 línguas faladas. Como os dados se alteram de acordo com os diferentes métodos utilizados na busca por informações, em alguns sites veremos que esta população é maior ou até mesmo menor, como no quadro acima.
 
Isso acontece ou por que foram identificados novos grupos de índios isolados ou estes não foram acrescentados. Por exemplo, O IBGE utiliza o método de auto-identificação e ainda, há alguns números que não contam com os “índios isolados”, ou seja, aqueles povos no qual a FUNAI não tem comunicação. Por esse motivo, não existe ao certo dados que mostrem o tipo de língua falada, quantos são e onde estão localizados precisamente.

Com os dados sobre a demografia dos povos indígenas atuais, utilizamos como fonte de dados a Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), órgão do Ministério da Saúde do governo do Brasil responsável em dar assistência a saúde dos índios brasileiros e ainda promover o saneamento básico a toda população.
 tabelaindio7.pngA população vem aumentando no decorrer do tempo, tanto pelo crescimento vegetativo, quanto pelo reconhecimento de grupos indígenas. No período entre 2000 a 2008, os dados da FUNASA revelam que inicialmente a população era de 306.849 indígenas  e aumentou para 538.154. Só na Amazônia Legal foram encontrados um total de 291.817 indígenas, representando a metade da população indígena no Brasil. Com informações novas foram identificadas e cadastradas novas etnias, houve a redução da mortalidade infantil, aumento da taxa de natalidade e melhora na captação dos dados pelo SIASI (sistema de informações).