logo2.gif











Da criação ao modo de vida
Outro modo de enxergar a criação

sollua2.jpgDe acordo com as lendas e mitos indígenas a criação destes povos é curiosa. O mito Tupi-Guarani faz referência da existência de um Criador que tinha como coração o sol. O tataravó desse Sol soprou uma fumaça do cachimbo sagrado e a Mãe Terra nasceu. Ela, por sua vez, convocou sete anciães e disse que queria criar uma humanidade ali.

Navegando em uma canoa (como se fosse uma cobra de fogo no céu), eles foram levados até a Terra e logo criaram o primeiro ser humano e disseram-lhe que ele seria guardião da roça. Os anciãos se transformaram em arco-íris e por eles o homem pode descer até a Terra. Nomeado de Nanderuvuçu (Pai Antepassado). Das águas do Grande Rio Nanderykei-cy, os anciões criaram a Mãe Antepassada.
 
Juntos geraram a humanidade e o pai se transformou em Sol e a mãe em Lua que seriam os tataravós dos índios.

Como vivem os indígenas?

pleasure
 
 
Ao citar sobre as características distintas e comuns dos povos indígenas relacionadas a cultura, o intuito foi mostrar que cada um possui um modo de vida diferenciado de acordo com cada esfera de sua sociedade.
 
 
 
Dividindo-a nos campos: pessoal, profissional, emocional, espiritual, financeira buscaremos mostrar como é o comportamento dos índios em seu habitat em comparação ao que nós vivemos.
 
Os índios geralmente viviam da caça e da pesca, mas algumas tribos avançadas já utilizavam a agricultura. Quando essas atividades se tornavam escassas, eles viajavam para outros lugares, sendo chamado de nômades. Na caça usavam arco e flecha, setas, lanças, montavam armadilhas e imitavam o som dos pássaros para atraí-los. Já na pesca eles usavam redes (puças), flechas, anzóis e plantas venenosas para matar os peixes.
 
Na agricultura preparavam a roça pondo fogo nos matos, processo chamado de coivara. Suas religiões eram baseadas em alguns mitos e em suas teorias de mundo sendo expressada por meio de rituais. Seus principais acessórios eram colares, pedaços de madeira ou osso nos lábios, pintavam o corpo e se enfeitavam com penas de pássaros.
 
Como instrumentos musicais em seus ritos, utilizavam o tambor (uai), uma espécie de chocalho (maracá) e uma flauta de osso humano (membi). Todos tinham de obedecer o cacique ou chefe da tribo (morubixaba), mas a maior influência era exercida pelo pajé (curandeiro e líder espiritual). Nos tópicos que se seguem veremos as principais expressões que os indígenas usavam para se comunicar com a sociedade e com um mundo invisível que acreditam existir.